22 de janeiro de 2010

Um café e um pastel de Natal se faz favor



100 Maneiras.

A história do restaurante parece-me quase indiferente perante o que se encontra, da primeira vez que se lá vai. Surpresa, do princípio ao fim.
É no Bairro Alto que fica este restaurante. Pequeno, confuso, com mesas coladinhas umas às outras, perfeito.
A particularidade, para além da criatividade é o Menu de Degustação, servido sempre diferente, conforme o que for fresco na praça (por 28 euros).
Para começar e logo para impressionar, aterrou na mesa um estendal do Bairro Alto. Uma impressionante réplica dos típicos secadores de roupa ao ar livre Lisboetas mas com uma roupinha bem mais apetitosa, bacalhau confitado e um molho de perder a cabeça.
E foi sempre assim, até ao 10º prato e digamos a verdade, 10º copo de vinho.
Risotto de cevada e cogumelos, sopa de feijão branco e lentilhas, puré de côco, espetada de pão com chouriço com creme de aipo e assado de legumes, garoupa no vapor em crosta de azeitonas com xerém de arroz, limpa palato de sorbet de romã com espumante estabilizado para passar para a carne e assim sucessivamente sem se ficar estupidamente "farto".

Ao longo do repasto, a simpatia foi constante, com o mestre de cerimónias mas ao estilo descontraído a servir o menu de vinhos que pedimos para acompanhar, os empregados sempre atenciosos mas sem exageros e um ambiente descontraído e sem pretensões.

O que mais me encantou foi a sobremesa. "Um café e um pastel de nata se faz favor", é o nome deste final apoteótico. Copo com a nata do pastel, um bocadinho de gelado e uma experiência molecular, uma bolha de café que explode literalmente na nossa boca. Incrível.

Para quem tenciona ir, convém marcar com alguma antecedência e atenção que o menu é 28 euros mas o vinho é irresistível por isso fica sempre um pouco mais caro. Na reserva perguntam imediatamente se há alguém com alimentação especial o que era o meu caso e durante o menu fui tendo reforços e no único prato de carne que houve, tive uma substituição.

Fica no Bairro Alto, na Rua Teixeira 35 .

Bom e recomenda-se.




Sem comentários: