9 de novembro de 2003

É URGENTE amar Portugal!

Nasci neste país como poderia ter nascido em qualquer outro. Foi “ao calhas”. Fui sem saber um bonequinho de um jogo que não conheço… talvez o jogo da vida.
Mas amo o meu país, como se ama a família, um amigo ou namorado. Amo Portugal com todos os seus defeitos, injustiças, diferenças, com toda a sua corrupção. Amo-o apesar da falta de valores, da crescente pobreza, descriminação, da falta de noção em saber aquilo que realmente é importante.
Foi aqui que nasci, como poderia ter nascido noutro qualquer lugar. Mas foi aqui… e orgulho-me, cada vez mais e a cada dia que passa.
Se me perguntarem o que gosto realmente neste país, talvez não saiba responder com exactidão. Os Descobrimentos não podem servir de resposta para todo o sempre, nem de desculpa para o nosso desejo de grandeza, e temos de encontrar novas qualidades, novos feitos e novas paixões, e amar incondicionalmente o sítio onde vivemos, por mais pobre ou "pouco rico" que ele seja.
Portugal não é a fraca política, a projecção “lá fora”, a pedofilia, o crescente tráfico de droga, Portugal não é só o podre!
Portugal faz chorar de felicidade. Em coisas pequenas: o nosso hino num jogo de futebol, a nossa bandeira nos jogos olímpicos, o nosso nome numa invenção cientifica, numa cantora de Fado. O nosso país lá fora, e o nosso país cá dentro, dentro de cada um… É urgente começar a amar o lugar onde nascemos e crescemos, e encontrar novas grandezas, dimensões, atributos e caracteres. É urgente amar Portugal!!