10 de setembro de 2007

a ler vamos



Nos últimos anos habituámo-nos à informação gratuita através de novos jornais como o Destak, o Metro ou o mais recente Meia-Hora. A informação é de leitura propositadamente fácil, concisa e resumida para consumidores na sua maioria urbanos e familiarizados com a pesquisa rápida na internet ou até no telemóvel.
Vivem exclusivamente de publicidade e por isso a sua distribuição é gratuita oferecendo informação suficiente para uma viagem de metro ou de comboio que dure cerca de 20 minutos.
Embora se desconfie da qualidade e até da quantidade de informação oferecida por este tipo de jornais, a verdade é que conseguiram, por exemplo em Espanha, mudar alguns hábitos de leitura, aumentando o consumo e a tiragem de jornais de referência espanhóis, ao fim de semana, uma vez que os gratuitos são apenas distribuidos de Segunda a Sexta.


Chegou a vez do Global Notícias, mais um jornal gratuito, distribuído também ele de 2ª a 6ª na Grande Lisboa e com uma tiragem de 150.000 exemplares.
A diferença estará no conteúdo, uma vez que é construído através dos títulos de alguns dos mais importantes jornais portugueses pertencentes ao grupo Controlinveste: Jornal de Notícias, Diário de Notícias, 24 Horas, TSF, O Jogo, Evasões, Volta ao Mundo e outros.

O Conselho editorial é constituído por vários directores dos meios do grupo, mas liderado por João Marcelino, director do DN e tendo Silva Pires na direcção executiva.

O jornal saiu hoje e apesar de não ter dado pela sua distribuição, fica a imagem.



Sem comentários: