30 de maio de 2008

estamos à espera

Podia dizer-se e deve haver quem o diga que o preço dos combustíveis é o menor dos nossos problemas quando tudo à volta parece perder o vigor.
Há soluções para alguns, como o autocarro, o metro... sim. tão simples que seria se muitas dessas alternativas ao nosso (in)dispor fossem viáveis.
Parei para pensar. o mal que me fez a mim foi simples. De facto, passei a deixar o carro em casa embora o use sempre que precise e sempre que a minha preguiça seja mais forte. Não me lembro da última vez que enchi o depósito que tem sido invaravelmente alimentado às mijinhas.
Aproveitei a onda de pensamento e apercebi-me da vergonha e até mesmo da injustiça que são os impostos. Não o conceito em si, mas o valor a que chegaram. Não posso pensar apenas em mim e no quanto custa abdicar de uma enorme percentagem do nosso ordenado, mas sim dos que já vivem com tão pouco.
E agora? Não podemos sair, não podemos comprar livros, não podemos comprar pão. Não dá muito jeito ter filhos com este ordenado, férias nem pensar, até ali ao Algarve não, porque o que se paga em portagens e em gasolina é exorbitante.
Eu estou à espera. Confesso. Como devemos estar todos.
Na Assembléia esperou-se ansiosamente também, que Sócrates referisse pelo menos aquilo que se passa, mas o silêncio é de facto muito mais seguro que a verdade.
O que é quer dizer "maior eficiência energética" para os pescadores e para os agricultores, para os que trabalham do outro lado do rio e levam os 3 filhos à escola? Ah, pois é! Esqueci-me! É que a medida tão aplaudida de Sócrates, em congelar os preços dos passes sociais é apenas para Lisboa e Porto. Sim, os outros que se lixem. Se calhar a gasolina está mais barata nesses outros lugares!
Também me consigo rir com as promessas de aumento do salário mínimo nesta fase em que estamos. Tudo aumentou. Tudo. Só posso pensar que é o mínimo.
Não tenho em mim as capacidades para apresentar uma solução, reconheço isso, mas eu não sou político. Ninguém espera absolutamente nada de mim.

Sem comentários: