26 de setembro de 2008

KIDS

Lembrei-me que uma vez, com 15 anos e pouca curiosidade por sinopses, fui ao clube de vídeo, com o meu irmão, 4 anos mais novo que eu.
Não era muito alta e as únicas prateleiras a que eu prestava atenção eram as que estavam ao nível dos meus olhos.
Procurei pouco e pouco me interessava. Até porque na altura, confesso, não tinha muito sentido crítico. Ia pelos romances, pelas histórias de amor e pelo nome dos filmes.
KIDS. Foi o nome que me chamou a atenção. Era para "a minha idade", pensei. A capa era duvidosa, mas nunca fui de julgar antes de conhecer.
Na altura, imagino que se ligasse pouco a "filmes para maiores de" porque levei tranquilamente o filme que possivelmente mais me impressionou até hoje.
Sentei-me na sala com o meu irmão, preparámos os "aperitivos" e nem tão pouco preparámos a alma.
O filme de realização independente, que ainda hoje não me saiu da memória, de 1994, mas lançado em Portugal um ano depois, relata um dia e apenas um dia de um grupo de miúdos em Nova Iorque.
Telly é o nome do personagem principal, pobre como todos os do seu grupo e com o objectivo de desvirginar todas as raparigas que fosse capaz, a sua ideia de sexo seguro.
Uma dessas raparigas descobre numa visita "por acaso" ao médico que está infectada com o vírus HIV e inicia uma procura incessante pelas ruas de Nova Iorque para o avisar, apesar de não ter apanhado com ele enquanto ele continuar a praticar "sexo seguro". O filme é perturbante, escuro, altamente dramático e uma estranha lição de vida que dificilmente se esquece.
Ao longo do filme, lembro-me de desejar que acabasse, que tudo aquilo que ainda não sabia bem o que era desaparecesse e que a Sida fosse uma coisa inventada e que nunca, mas mesmo nunca pudesse ser transmitida a miúdos.




E esta era a sinopse, inda bem que a não li:

Kids offers a bleak, unblinking view of a group of vacuous, thoughtless New York City teens in their ceaseless quest for sex, drugs, and trouble.

The film primarily follows Telly who, having just realized the conquest of his latest virgin, brags that by day's end he will claim one more.

While he and his friends brag to each other about their sexual exploits, Jenny describes her own less-than-romantic encounter with Telly.

Soon after the conversation, she learns that Telly, the only boy with whom she has slept, has infected her with the AIDS virus. Devastated, she sets out to find him and share the news. Meanwhile, Telly has set his sights on Darcy a lovely young girl whom he invites for a skinny dip at the local pool. Together with his friends, Telly drags Darcy along, and the entire crew jump the fence after hours. There he presents his now-familiar spiel which Darcy naïvely accepts, and the scene is set for disaster as the group heads back to a vacant apartment for an evening of sex, booze, drugs, and debauchery.

Jenny finally locates Telly at the party and rushes to confront him, although she may be too late to save the next virgin in line from sharing her fate.

Ficha Técnica:

Título Original: Kids

Género: Drama

Tempo de Duração: 96 minutos

Ano de Lançamento (EUA): 1995

Estúdio: Miramax Films / Independent Pictures / Excalibur Films / Guys Upstairs / Kids NY Limited

Distribuição: Miramax Films

Direção: Larry Clark

Argumento: Harmony Korine, baseado na história de Larry Clark, Leo Fitzpatrick e Jim Lewis

Produção: Cary Woods


Sem comentários: