19 de janeiro de 2010

duvidar de Deus


Tenho poucas dúvidas. Mas felizmente duvido ocasionalmente.
Não culpo, não justifico com, não me apoio, questiono. Sem querer, questiono.
Como agora.
O Haiti.
Um país com uma dimensão e população quase semelhantes ao nosso, o Haiti foi descoberto em 1492 por Cristóvão Colombo. Um século depois a maior parte da população desaparecia, tendo sido escravizada ou morta pelos conquistadores.

Hoje, o país é mais uma vez devastado.
A mão do homem nada teve a ver. 3 milhões de pessoas foram afectadas, os mortos foram aos milhares, os desaparecidos tantos outros, e as pessoas que sofreram com esta tragédia foram milhões.


Não foi Deus, eu sei. Mas não bastava a pobreza, o abandono total pelo resto do mundo, a miséria?
O que é que aconteceu, terá sido azar? É assim que a natureza funciona? Que Deus permite?

Os factos científicos falam claramente mais alto e a placas tectónicas estão onde estão e o país já era pobre e tudo já estava contra aquela pobre gente. Mas não é justo.

Descobri nas pesquisas que este é o país mais pobre da América, que a esperança média de vida é de 60 anos e que ainda ninguém tinha dado por nada.

Eu não dei por nada, e peço desculpa. A minha ignorância não desculpa o facto de mal saber que existiam para além das praias e das palmeiras.


2 comentários:

Anónimo disse...

Porquê o Mal se existe Deus? Uma coisa não consegue ser justificada, ou compreendida, sem a outra. Porque a primeira vive em função da segunda e esta só pode ser verdadeiramente aceite à luz da primeira. Foi por essa razão que Sampaio Bruno escreveu que o pecado, o pecado original, não é o pecado do homem, mas um pecado de Deus em Deus no momento da criação. Isto não é só pôr em causa o dogma cristão da origem do mundo, é trazer para a nossa vida uma visão filosófica mais abrangente, porque a nossa escala ética pode agora compreender todo o universo, o próprio mistério do sofrimento. Porquê? Talvez porque a queda nunca tenha sido nossa. Não a podemos comparar com essa monstruosa grandiosidade do mal. Deus era perfeito e deixou de o ser. E se assim é, talvez Deus, como Bruno escreveu, sofra, tanto ou mais do que nós. Temos de progressivamente regressar à origem e participarmos como Deus na sua própria remissão.

A.

Anónimo disse...

ANGOLA

Life expectancy at birth:
Field info displayed for all countries in alpha order.
total population: 38.2 years
country comparison to the world: 224
male: 37.24 years
female: 39.22 years (2009 est.)

https://www.cia.gov/library/publications/the-world-factbook/geos/ao.html