8 de janeiro de 2004

Tradição é Tradição !!

A propósito da mirabulante reportagem da sic, segundo a qual no Dia Dos Reis numa qualquer aldeia nortenha (n apanhei o nome) é tradição todos os habitantes fumarem.

Pois bem, o cenário é o seguinte... Os adultos de cigarro em punho, vão regando o espí­rito com tintol da localidade enquanto dançam animada e vigorosamente a tradicional coreografia em homenagem a tão célebre ocasião na praça principal da aldeia.

As crianças vão imitando os adultos e reúnem-se também elas a fumar (por mais tenra idade que tenham) enquanto são alvo dos olhares ternos das respectivas mães que consentem orgulhosas.

Pergunta do jornalista de serviço a uma das mães : - " Então e não acha que isso lhe faz mal ? "- apontando para a criança que esta tinha ao colo e que habilmente manejava um cigarro e absorvia o seu fumo sôfregamente (não tinha mais de 5 anos)- resposta da zelosa progenitora num tom quase de indignação: - " Não !!! Então é só um dia.... ele não ganha o ví­cio.... ora, é tradição !! ".
De seguida, imagens do grupo de crianças, todas de cigarro na mão, que ostentam com fasíc­nio... e uma enfezadita menina com os seus 7 anos vai confessando que já fumou um maço inteiro e até lhe dói a cabeça, enquanto a mãe com uma cumplicidade delirante exclama : - " Ahh !! ... a malandra !! "

Pois bem caros concidadãos nortenhos.... se um dos malefícios do tabaco é o progressivo deterioramento das células cerebrais e sua posterior morte, desse mal não correm vocês perigo já que é impossí­vel matar o que nunca viveu...

Ele há com cada um....... !!