8 de setembro de 2008

tudo mentira

As imagens que se seguem são as fotografias eleitas pelo jornal britânico Telegraph como as melhores fotografias falsas de sempre.
Todas elas foram modificadas através de programas de edição de imagem e as razões repartiram-se entre estratégias políticas, bélicas e puro divertimento.
1)Benito Mussolini, o destemido... mais ou menos.
O ditador italiano achou que ficava mais heróico se retirassem aquele senhor que está a segurar o cavalo. E fica de facto.
2) plataforma de gasolina, raios e tornados!
É verdade a plataforma, os raios e o tornado. Só não aconteceram nem no mesmo dia, nem à mesma hora, nem no mesmo sítio.
3) Fairy Tales
Esta "fotografia" foi tirada por duas raparigas de 16 e 10 anos, que alegavam ter visto e fotografado fadas. perto de sua casa, em 1917. As meninas insistiram durante anos que as fadas eram suas amigas e que conviviam com elas há largos anos, apesar de todas as desconfianças que as rodeavam.
E com razão. Acabaram por admitir que as fadas eram de papel.

4) John Kerry e Jane Fonda
O candidato democrata John Kerry sempre foi conhecido como um activista no que diz respeito ao Vietname. Todos estranharam portanto que ele partilhasse o palco com a pacifista, Jane Fonda.
A polémica foi uma simples combinação de duas imagens.

5) esqueletos gigantes na Índia
Em 2007, um jornal indiano publicou esta fotografia, reclamando que a sociedade de arqueólogos indianos haviam descoberto esqueletos humanos gigantes.
Esta fotografia fez parte de um concurso online inofensivo que acabou por correr o mundo e causar a maior polémica.
6) Mágico
O senhor que aparece e desaparece chegou atrasado à fotografia de grupo e era o secretário da Cultura dos Estados Unidos em 2007. O seu atraso foi facilmente corrigido com o seu consentimento e photoshop.
7) boneco refém
um grupo rebelde publicou esta fotografia dizendo e mostrando que tinham um soldado refém, americano e que o matariam a não ser que os prisioneiros iraquianos fossem libertados.
Uma empresa fabricante de brinquedos "chegou-se à frente" e reclamou o boneco, por eles fabricado: o Special Ops Cody.
8) Fidel Castro com bigode à Hitler
Esta fotografia, capa de primeiro jornal causou o pânico aos oficiais comunistas. Fidel foi alterado digitalmente e publicado por um membro de um grupo anti-Castro que por acaso trabalhava neste jornal.



9) antilopes e comboios
numa tentativa de uma companhia ferroviaria chinesa provar que os seus comboios não inteferiam com a vida selvagem, criou-se esta fotografia que chegou a ser a eleita do ano.


10) tsunami
a fotografia correu o mundo e impressionou todos e mostrava a força do Tsunami em 2004, na Tailandia.
Foi forte, mas não tanto. Até porque a arrebentação/beira-mar pertencem a um mar no Chile e a onda gigante também foi acrescentada...

11) de pernas para o ar
sempre pensei que fosse verdade, mas de facto há que dar a mão à palmatória. Bush nunca leu o livro ao contrário, o editor desta fotografia achou que nos ia divertir se virasse a capa ao contrário. E conseguiu.


12) Pira-te.
Enviada para um concurso de fotografias de férias, esta, vinda da Australia foi tirada a um casal que fazia mergulho.
Foram apunhalados pelas costas pelos próprios pais que os denunciaram e disseram que os filhos nunca teriam tido coragem de estar tão perto de um tubarão, nem grande nem pequeno.


13) Bicho, bicho, bicho.
Este senhor, resolveu, inocentemente fazer uma brincadeira e mandar para os amigos. correu o mundo.
O senhor aguentou um bocado a mentira, mas acabou por revelar a todos, que o gato é dele, mas tem metado do tamanho.



14) Turista no World Trade Center
apesar de bastarem dois segundos para perceber que esta fotografia nunca poderia ter acontecido (ele é surdo? a máquina sobreviveu? o amigo não o avisou?) a imagem surgiu umas semanas depois da tragédia e causou tristeza em muitas almas inocentes.

15) tubarão ataca força-aérea
O ataque é de facto impressionante, só não é real. A notícia associada a esta imagem dizia que este impressionante tubarão branco atacou a marinha inglesa durante um exercício na costa da África do Sul.
O tubarão vive lá, mas a tripulação nem tanto, ou não estivesse a Golden Gate Bridge no plano de fundo da imagem.

2 comentários:

O Micróbio II disse...

O impressionante são as horas que alguns idiotas perdem só para tentar enganar...

unknown disse...

há algumas que dá para perceber que sao mesmo falsas
tenho pena é que a do Bush seja falsa também... bem que nao me admirava se fosse verdade